As Ultimas da MB
recent

MB Review: Bloom Into You - O Amor não Escolhe Onde Florescer

 


Bloom Into You é um mangá de romance colegial como qualquer outro, mas com um diferencial: é protagonizado por duas garotas. E bom, eu sei que em muitas realidades esse tipo de obra não é algo chamativo e na maioria das vezes criamos estereótipos sobre como um romance "não hétero" deveria ser, mas esse mangá é um exemplo de que algo novo pode ser bem impressionante, e de maneira positiva. 

A história acompanha Yuu Koito, que depois de receber a declaração de um amigo do fundamental na formatura, não sabe o que responder e se questiona se é capaz de algum dia amar alguém. Ao entrar no colegial, ela presencia sem querer a declaração de um garoto para a presidente do conselho estudantil, Touko Nanami. Mais tarde, Touko questiona Yuu sobre o que ela viu e percebe que talvez as duas tenham algo em comum, já que de certa forma ambas não sabem o que é o amor.


Como disse no início, a narrativa é comum para um romance colegial, mas o questionamento sobre o amor é bastante poético. Yuu tem medo de nunca poder amar e Touko tem medo de nunca ser amada por quem realmente é, e essas são coisas que podem parecer bobas para alguns, mas são realmente profundas para outros. Eu acredito que todo mundo já tenha tido medo real de não poder ser quem é, e apesar de isso parecer algo simples, é bastante complexo. Da mesma forma que muitas vezes não conseguir retribuir um sentimento pode ser bastante doloroso.

A forma como o relacionamento delas se desenvolve é admirável e descobrir cada camada da personalidade delas é denso e tocante. Não que todos os problemas apresentados sejam extraordinários, mas é algo quase humano, como se em alguns momentos pudéssemos nos ver e sentir os medos que elas sentem.

Além disso, dois pontos muito fortes nesse mangá são o fato de não haver nenhum tipo de sexualização entre o relacionamento das duas ou com as personagens femininas num geral, e também o fato de elas não estarem em um colégio feminino ou aparecerem apenas garotas, o que é um clichê das obras do gênero.


Outra parte que acho muito positiva é esse mangá ter vindo pela Panini! Apesar de conhecer o histórico da editora, ver um mangá girls love sendo publicado por uma editora que não seja a NewPOP abre as portas para esse nicho crescer, e agora temos mais uma opção para comprarmos obras que não costumavam ser publicadas no Brasil.

Bloom Into You é uma jornada de descoberta sobre quem realmente somos, nosso lugar no mundo e como sempre vai ter alguém com a gente, romanticamente ou não. Escrito e ilustrado por Nio Nakatani, Bloom Into You começou sua serialização na Comic Dengeki Daioh da editora ASCII Media Works em de abril de 2015 e finalizou com oito volumes.


Bloom Into You
de Nio Nakatani
Completo em oito volumes
R$ 29,90
Bimestral
Miolo Offwhite
Acompanha brinde no primeiro volume
Onde comprar: Amazon
Mangás Brasil

Mangás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.