As Ultimas da MB
recent

MB Doramas: Vagabond - Até que ponto você iria por justiça?

 


Primeiramente, gostaria de mencionar que Vagabond de 2019 não tem nenhuma ligação com Vagabond de 1998 do mangaká Takehiko Inoue, a única coisa em comum é apenas o nome mesmo. Confesso que quando vi esse nome na hora pensei no mangá do mestre Inoue, mas basta ver o pôster e ler a sinopse pra constatar que não se trata de uma adaptação live action da visão do Takehiko Inoue sobre o lendário samurai Miyamoto Musashi.

Em Vagabond (Retaliação) acompanhamos a história de Cha Dal Geon (interpretado pelo ator Lee Seung Gi), um fã de artes marciais que trabalha como dublê e sonha em ser tornar um grande ator de filmes de ação. Após a morte do seu irmão, ele fica responsável em cuidar do seu único sobrinho (Hoon) enquanto esconde um segredo. Porém a sua vida muda drasticamente quando o avião que o seu sobrinho estava viajando cai no Marrocos, resultando na morte de mais de 200 passageiros. Se sentindo completamente sem chão, Cha Dal Geon chega ao Marrocos junto com as outras famílias que perderam seus entes queridos para prestar uma última homenagem. Nesse local ele acaba descobrindo que não se tratou de um acidente e sim de um ataque terrorista. Agora resta a Cha Dal Geon encontrar provas e os verdadeiros culpados por esse crime nem que ele tenha que arriscar a sua própria vida.

Antes de abordar o que eu mais gostei nesse drama, vamos para as duas coisas que não curti tanto em Vagabond:

Muitas das cenas de lutas físicas deixaram a desejar na minha opinião, infelizmente o diretor optou em fazer as cenas de ação com o movimento de câmera de um lado para outro de modo frenético na hora da troca de socos e chutes, e isso me causou um certo desconforto. Não sou fã desse estilo de filmagem, mas caso você curta irá amar as cenas de lutas presentes em Vagabond.



O roteiro apesar de ser muito inteligente e cheio de reviravoltas, acaba muita das vezes dando muitas voltas e adicionando cenas que não acrescenta quase nada a trama, só pra aumentar desnecessariamente os mistérios. Pelo menos pra mim ficou a impressão que a obra poderia ter tido menos episódios ou com a duração reduzida, sendo mais direto ao ponto.

Sobre os pontos positivos, o principal pra mim são as atuações, principalmente a incrível química entre os personagens Cha Dal Geon e a agente Go Hae-Ri (interpretada pela atriz Bae Suzy). Todas as cenas dos dois juntos são maravilhosas, nos fazendo torcer que eles fiquem juntos no final. Outra atuação de destaque é da atriz Moon Jeong-hee como Jessica Lee, a presidente encarregada da filial asiática da empresa John & Mark. Para mim ela é uma antagonista mais interessante do que o próprio vilão principal.

Outro grande destaque em Vagabond é sua belissima fotografia. O drama teve filmagens em Lisboa, Marrocos e até em zonas urbanas da Coreia do Sul, tudo isso embalado por ótimas trilhas sonoras originais que transmite bem os temas tradicionais da cultura de cada região; nesse quesito eles acertaram muito.



E Vagabond possui fanservice? A resposta é sim! Como o protagonista é um dublê, não podia faltar referências e citações aos atores e lutadores de artes marciais como Jackie Chan e Bruce Lee, e já no primeiro episódio temos um easter egg maravilhoso envolvendo os dois. Se você, assim como eu, for fã deles, vai abrir um grande sorriso quando ver a referência.

Enfim, Vagabond mesmo com algumas falhas é um K-drama muito bom, principalmente para aqueles que curtem tramas com muitas cenas de ação com câmera frenética e jogos de interesses políticos. Uma série que com certeza irá te impactar de alguma forma e você não conseguirá esquecer tão cedo.

 


 Caso não tenha assistido a série ainda, recomendo que pare a leitura do texto aqui, a seguir segue um spoiler acerca do último episódio

 


Infelizmente o K-Drama termina com um final em aberto, o que pode chatear e decepcionar muitas pessoas que preferem um final bem fechado e sem pontas soltas. Pelo que eu pesquisei, os roteiristas tem a intenção de dar uma continuidade à história da série, porém todo o elenco está atualmente envolvido em outras produções, o que dificulta a continuação de Vagabond no momento. Caso você não tenha paciência em esperar pela segunda temporada, não recomendo que assista a primeira temporada agora. No fim, só nos resta esperar e torcer pela continuação que é extremamente necessária.

Leonardo R.

Leonardo R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.