As Ultimas da MB
recent

Falece o Mangaká Jiro Taniguchi


Jiro Taniguchi, criador de mangás como The Times of Botchan e Kodoku no Gourmet, faleceu no sábado. Ele tinha 69 anos. Sua família está planejando um funeral privado.


Taniguchi nasceu na cidade de Tottori no oeste do Japão em 1947. Depois de trabalhar em um atacadista em Kyoto, ele se mudou para Tóquio para perseguir suas aspirações de se tornar um mangaká. Aos 24 anos, fez sua estreia com o mangá Kareta Heya, e desenvolveu seu estilo de assinatura de arte de linha fina e sombreamento sem tinta. Ele publicou muitas obras para leitores adultos, retratando a vida cotidiana das pessoas comuns.

The Times of Botchan ganhou o Prêmio de Excelência do Prêmio da Associação de Caricaturistas de Japão e Honra no Prêmio Cultural Osamu Tezuka. Aqui no Brasil, a Conrad Editora publicou Gourmet (Kodoku no Gourmet) do Taniguchi. Em Gourmet, Taniguchi e criador da história Masayuki Kusumi conta sobre um vendedor solitário chamado Goro Inagashira um misterioso  protagonista que passeia pelas ruas do Japão enquanto frequenta restaurantes e saboreia pratos típicos. Não se sabe muito a respeito do personagem, exceto que é comerciante e adora boa comida. Este mangá inspirou uma popular série de televisão live action que acaba de revelar uma sexta temporada no mês passado.


 
No exterior, as obras de Taniguchi receberam uma indicação ao Ignatz em 2010 e várias indicações ao prêmio Eisner de 2007 a 2010. Taniguchi foi "cavaleiro" em Cavaleiro na Ordem das Artes e Letras de França em 2011. Os admiradores de Taniguchi inclue o aclamado cineasta Guillermo del Toro , e Taniguchi colaborou com outro artista premiado, Moebius, no mangá Icaro (Icare).
Fonte: ANN
July

July

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.