As Ultimas da MB
recent

Especial Horror: 7 Mangakás que não vão te Deixar Dormir a Noite


Horror, como a comédia, é um gênero que é difícil de recomendar sem conhecer o público pessoalmente. O que uma pessoa encontra assustador é muito pessoal, e sem falar que escrito é ainda mais difícil. Mangá não te faz saltar assustado da mesma forma que um filme pode. Em vez disso, deve visualizar os medos que o leitor já tem e fazê-los sentir real. O melhor tipo de horror está enraizado em algum tipo de realidade. 
 
O horror não é apenas pessoal, mas também pode ser cultural. Os mangás e filmes de horror japoneses podem ser muito diferentes de seus homólogos americanos. As histórias são muitas vezes menos preocupado com o "porquê" de seus monstros e loucos. Muitas histórias são propensas ao horror do corpo grotesco e sem medo de atravessar o horror sobre o erótico. A América introduziu Slashers para se alimentar das ansiedades da sexualidade, enquanto o mangá japonês se voltou para o Eroguro, que muitos leitores ingleses simplesmente não conseguem suportar.


A lista desta semana analisará sete criadores de mangás e alguns de seus trabalhos, incluindo prefácios para ajudá-lo a encontrar o susto perfeito para uma noite chuvosa em ambientes fechados.
Histórias de horror de Junji Ito são algumas das mais acessíveis nesta lista, muitas vezes ocorrendo em território estranho, mas raramente qualquer coisa que vai fazer os leitores enjoar. Alguns dos contos, como "Magami Nanakuse", sobre um autor obcecado por ser peculiar, ou Gyo, sobre peixes bio-orgânicos inchados saindo do mar e matando pessoas, estão mais de acordo com o humor negro do que qualquer coisa assustadora (já tem medo de peixe). As melhores histórias de Ito são aquelas que se concentram na psicose obsessiva dos humanos. Uzumaki narra a descida de uma cidade na loucura, enquanto seus habitantes se tornam progressivamente mais fixados em espirais. "The Enigma of Amigara Fault" atualiza a "pulsão de morte" de Freud, onde os seres humanos se sentem obrigados a se lançar no abismo apesar de saber o que está no fundo.


Usamaru Furuya não é estritamente um mangaká de horror, mas seu trabalho tem um foco abrangente na escuridão na mente humana. Joshikōsei ni Korosaretai concentra-se em um homem que se torna um professor porque ele está obcecado com a ideia de ser assassinado por uma menina do ensino médio. Em No Longer Human, sua adaptação de uma história de Osamu Dazai, é sobre um autor autodestrutivo com um complexo de Holden Caulfield é brutalmente honesto. Seu trabalho mais conhecido para misturar psicológico e horror é Lychee Light Club. A história leva a experimentação sexual e as confusões da puberdade e mistura-o com o fascismo e assassinato horrível. O sexo de menores de idade gráfico é igualmente chocante nesta história Frankestein-esque, onde o monstro real está se aproximando da idade adulta.

 

O trabalho de Suehiro Maruo não é para os fracos de coração e regularmente dá as partes mais grotescas da forma física da humanidade. Temas como desfiguração sexualizada, incesto, fezes e violência gráfica permeiam seu trabalho. Muito do que não foi para os Estados Unidos, apesar ganhar honras na Europa, não só por causa do conteúdo, mas porque muitos dos personagens envolvidos são crianças. Imo-mushi (The Caterpillar) é um dos melhores exemplos do horror chocante do corpo sexualizado de Maruo sem nenhuma criança envolvida. Um veterano retorna à sua esposa do campo de batalha da Guerra Russo-Japonesa sem nenhum membro ou capacidade de cuidar de si mesmo. Sua esposa fica ressentida com o cuidado necessário, incluindo seu apetite sexual ainda intacto. Maruo toma algumas liberdades com a história original de Ranpo Edogawa, incluindo a adição particular de uma banana.

Kazuo Umezu, seria negligente não falar sobre The Drifting Classroom, o mangá de horror influente de Kazuo Umezu da década de 1970. Originalmente correndo em Weekly Shonen Sunday, a história segue uma escola de ensino médio que acaba em um time slip após um terremoto. Em vez de acabar na terra dos dinossauros, as crianças são transportadas para um futuro pós-apocalíptico. Os adultos provam ser pouco confiáveis, até mesmo mortais, enquanto monstros, doenças e uma escassez de alimentos assolam a população sobrevivente. Seu outro trabalho, Cat-Eyed Boy, é mais tradicional de horror. Segue-se uma meia-demônio, criatura meio humana que traz desgraça para quem quer que encontre.


Katsuhiro Otomo: Antes de Otomo escrever seu famoso mangá cyberpunk, ele escreveu Domu, uma história que testa algumas das ideias que ele usaria em Akira. O horror de Domu é construído sobre ansiedades subjacentes permeando paisagem bem embalada do Japão. Uma população que vive em estreita proximidade uns dos outros em um complexo de apartamentos gigante luta para permanecer calma quando um malandro psíquico começa a matá-los. Os economicamente vulneráveis ​​não podem fazer nada senão ficar presos em suas casas, e outros adultos estão muito preocupados com seus problemas pessoais para derrubar um velho sádico com ESP (Esclerose Sistêmica Progressiva). A responsabilidade recai sobre a outra residente psíquica do complexo, uma menina. A escolha de Otomo de lançar um herói inocente contra um ancião malévolo não é coincidência, uma ideia que ele revisaria em profundidade dois anos depois.

Jun Abe: Quando Portus de Jun Abe foi lançado, foi no auge da fixação de curta duração dos EUA sobre o horror japonês. As adaptações de The Ring, The Grudge e Dark Water foram bem sucedidas nas bilheterias, e o público não conseguiu o suficiente de fantasmas com cabelo comprido e escuro, amaldiçoando vítimas inocentes. Portus mistura muitos dos ganchos comuns do horror japonês: um jogo de vídeo assassino, uma idílica cidade rural cheia de segredos, bonecas amaldiçoadas, um assassino de carne e osso, e muito mais. A arte de Abe é efetivamente horrível, usando tanto gore e ghouls leering para desestabilizar os leitores.


Masaaki Nakayama: É incrível como simplesmente manipular o rosto humano pode criar algo tão perturbador. Nakayama exemplifica que em Fuan no Tane, uma coleção de contos curtos caracterizando entidades humanas, se não para uma boca lateral, olhos deformados, ou a ausência de um rosto completamente. Essas coisas têm a presença da humanidade, mas usam sua corrupção malévola em seu rosto. Suas histórias apresentam a ansiedade de estranhos, de nossas próprias reflexões e de algo mais na sala quando damos as costas para dormir. As histórias são curtas, às vezes apenas duas páginas, mas acerta em cheio.



Essa discussão foi feita no site ANN. E vocês, conhece mais alguns mangakás que nos deixariam acordados à noite?

 
July

July

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.