As Ultimas da MB
recent

MB Animações: Moriarty: O Patriota - O outro lado da moeda

Recentemente a adaptação em anime do mangá "Moriarty: O patriota" (Yuukoku no Moriarty) chegou ao fim, e como a obra é uma repaginação de um dos personagens mais icônicos de um certo livro bem famoso sobre detetive e investigação, acho que é mais do que válido um review à altura.


Yuukoku no Moriarty é uma adaptação em anime do mangá homônimo, com produção dos Studios "I.G Production", que conta a história de James Moriarty, o famoso antagonista na série de Sir Arthur Conan Doyle, “Sherlock Holmes”. Nesta adaptação, ele é um orfão que assume o nome William James Moriarty quando ele e o seu irmão mais novo são adotados pela família Moriarty. Enquanto jovem, procura remover da sociedade os males causados pelo severo sistema de classes Inglês, pelos seus próprios meios, a fim de promover uma revolução no conceito estatal.


- A narrativa

A obra em si tem como a ambientação uma Londres à beira do estopim para sua revolução no século XIX, onde a divisão de classes sociais ocorre da pior forma possível devido ao seu sistema falho, e é com essa ambientação que o anime consegue trabalhar de forma majestosa o conceito de moralidade, o que é necessário para a mudança e, é claro, o questionamento sobre "os fins justificam os meios"

De um lado, acompanhamos desde o começo uma visão antagônica do personagem principal, sendo usada por ele mesmo como solução para uma sociedade à beira do "precipício". De outro, temos uma visão pacifista que, de certa forma, repudia a violência (ou será que não?..) de um outro personagem, cujo qual não comentarei muito, para evitar possíveis spoilers; E, de forma magnífica, a narrativa consegue amarrar esses pontos e manter um plot enigmático com insight de "gato e rato", onde o mais inteligente ganha..

A obra também é bem divertida de se acompanhar, tendo assuntos como investigação, resolução de mistérios e ideias diferentes, apresentando um ótimo contexto histórico, e tendo um bom desenvolvimento dos personagens entre si, mantendo um ritmo de suspense desejável para esse tipo de dramaturgia.

- A animação

A staff da "I.G Production"conseguiu tirar o máximo de proveito com o que tinha para essa animação, cenas de iluminação, frames sombrios e cenas de ações são bem executadas. , A trilha sonora do anime é um espetáculo para esse tipo de narrativa, se mantém de forma sombria e adequada para cada momento necessário.

- Vale a pena?

Se você é um fã de mistérios, Sherlock Holmes e contextos históricos, essa é a obra ideal para você, ela consegue arquitetar os plots e trazer imersão ao espectador; De vez em quando, Moriarty: O Patriota pode vir a cair em alguns clichês de animações japonesas que já estamos acostumados, porém, mesmo em alguns desses momentos, não incomoda tanto devido aos outros atributos positivos, como trilha e ambientação, servindo como suporte., A obra também é uma ótima fonte para entender uma visão diferente e antagônica da moral, servindo como base de contextualização da Inglaterra secular e os riscos de uma classe social definida pela desigualdade.

O anime está disponível na Funimation.


(A primeira Ending é muito boa, escutem!)

                                         

   






Misael Feitoza

Misael Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.