As Ultimas da MB
recent

Mangás Awards 2020: Conheça Todos os Vencedores!


 



No último domingo, 20/12/2020, rolou a live lá no canal do Omoshiroi com a premiação do Mangá Awards 2020. Foram quase 3 horas com programação ininterrupta com a apresentação dos vencedores de cada categoria.

Mas vocês me perguntam, o que é "Mangá Awards"?

"O Mangá Awards é uma iniciativa que tem como objetivo premiar e celebrar os melhores mangás, editoras e autores no ano de 2020. Os indicados para as categorias serão definidos por meio de uma curadoria, e a votação para eleger o vencedor será feita pelo publico. "

Ao todo foram 20 categorias, onde através do voto popular saiu e eleição final.

Vamos agora para os Concorrentes e Vencedores:  

1) PROJETO NACIONAL DE DESTAQUE: 

Vencedor:


 

Comentário: Essa votação foi bem acirrada. Cascão Temporal do Camilo Solano e The Flower Pot da Amanda Freitas quase deram empate técnico. Foi bem no finalzinho que o quadrinho vencedor conseguiu sacramentar sua vitória. De todos, li só The Flower Pot e ele foi minha escolha. 

É um quadrinho tão fofinho, dá aquela sensação de bem estar. Não tem como se apaixonar por Pio e Hadrian. 

 

2) MELHOR PUBLICAÇÃO DIGITAL:

 

 Vencedor:


 

Comentário: A "marca" Death Note tem um peso enorme. Mesmo com anos do fim da série, o mangá de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata é ainda muito prestigiado no Brasil. Esse ano saiu um one-shot da obra e a JBC lançou no formato digital. Meu voto nessa categoria foi novamente The Flower Pot.

 

3) MELHOR LANÇAMENTO:

Vencedor:


 

Comentário: O fenômeno Kimetsu no Yaiba aterrissou em terras nacionais esse ano pela Panini. Confesso que fui no hype do anime e só me apaixonei mais ainda quando enfim pude ler o mangá. Compartilho da escolha popular e Kimetsu mereceu ter levado essa.

 

4) MELHOR CONCLUSÃO:

Vencedor:


 

Comentário: Outra que compartilho da escolha popular. Sou muito fã de Slam Dunk. Choro todas as vezes que releio (já li mais de dez) e fiquei muito satisfeita da Panini ter relançado e concluído mais uma vez essa maravilha.

5) VACILO DO ANO: 

Essa deu o que falar! A insatisfação do leitor com algumas coisas que aconteceram em 2020. Pegamos o resultado final e será enviado para as editoras. Esperamos assim que elas possam analisar e ver o que melhorar para 2021.

6) MELHOR ANÚNCIO DE 2020 NÃO PUBLICADO:

 Vencedor:

  

Comentário: Kaguya-sama venceu, mas On or Off ficou coladinho no segundo lugar. Meu voto foi para Ping Pong do Taiyo Matsumoto. Espero anos por essa obra e fiquei muito feliz quando a JBC anunciou. Além dele, On or Off e Kaguya serão meus queridinhos de 2021.

7) MELHOR RELANÇAMENTO OU REIMPRESSÃO:

 Vencedor:

  

Comentário: Outra que compartilho a escolha popular. Eu não colecionei a primeira versão de A Voz do Silêncio, mas li emprestada de uma amiga. Com o relançamento da NewPOP, resolvi comprar o meu e não me arrependi. Ficou tão bonito, bem acabado e bem leve apesar de ser um material robusto. Vale lembrar que esse novo formato será completo em 4 volumes e no último acompanhará um fanbook da obra.

8) MELHOR NOVEL PUBLICADA OU EM PUBLICAÇÃO EM 2020

Vencedor:

  

Comentário: Venceu o Hype! Re:Zero é uma paixão nacional. A segunda temporada do anime está maravilhosa e isso só atraiu mais leitores para a obra. Eu, que não curto isekai, estou quase me rendendo kkkk. Meu voto foi pra novel do Kakashi. Há anos torço pra Panini trazer e enfim ela começou a publicar. Esse ano fiquei atrasada com minha leitura de Toradora!, mas foram só essas duas mencionadas que aompanho.

9) MELHOR VOLUME ÚNICO:

Vencedor:

  

Comentário: Joy Second foi meu mangá do ano. E foi minha escolha de volume único também. Conheci Joy no inicio do ano e comemorei com o anuncio e publicação do Joy Second esse ano. A história do Go e do Akune é muito amorzinho, você quer sempre ler mais e mais.

10) EDITORA DESTAQUE:

 Vencedor:

  

Comentário: NewPOP fez uma grande mudança em 2020. O ano foi muito difícil para todas. E ter que se reinventar foi a palavra chave também. Todas tiveram seus méritos para suportar o que veio e o que ainda está por vir, já que a pandemia ainda não acabou. NewPOP se destacou por abrir uma comunicação maior com seus consumidores. Abriu suas redes sociais e está mais junto dos seus leitores. Tevê muitas falhas também, congelou obras em andamento, não publicou as obras anunciadas a tempo, mas sim as que tinham muito menos tempo de anunciadas. Cada editora montou sua estratégia para conseguir passar 2020 sem muitos "estragos".

11) MELHOR PROJETO GRÁFICO:

 Vencedor:

  

Comentário: Dobradinha de A Voz do Silêncio e mereceu. Essa edição ficou muito boa. Mas nessa categoria eu votei em Astra Lost in Space. Gosto muito do formato de Astra. Não sou fã de sobrecapa, mas nesse mangá eu não acho ruim. Estou gostando muito da leitura que o mangá está me proporcionando.

12) SURPRESA DO ANO:

Vencedor:


 

Comentário: Ganhou o queridinho do momento. A cada 10 pessoas que lê Spy, 11 se apaixona pela obra. Spy é aquele tipo de mangá que você quer que todo mundo leia pra ficar comentando e comentando. Uma outra aposta certa da Panini. Nessa categoria fiquei balançada pra quem ia meu voto, Spy ou I Sold My Life. E fiquei com I Sold.

Dependendo de como estiver o seus sentimentos no dia, I Sold My Life vai te fazer enxergar a vida de outro modo. As escolhas é você quem faz, mas elas geram consequenciais. Mesmo sabendo do final da obra, a jornada do protagonista faz com que você queira saber o que o motivou a ter aquela atitude.  E o final pode te surpreender bastante.

13) AUTOR DO ANO:

Vencedor:

  

Comentário: O que está mulher fez no cenário mundial com a obra dela é astronômico. 2 anos seguidos como o mangá de maior vendagem no Japão. Mais de 120 milhões de cópias só em 2020. A cada notícia, Kimetsu não para de nos surpreender. A concorrência aqui foi pesada, mas damos méritos a Koyoharu Gotouge por alcançar esse pódio.

 14) MELHOR DUBLAGEM:


Vencedor:

  

Comentário: One Piece é uma paixão nacional. Todo mundo gosta do Pirata que Estica. E ver ele dubladinho, bem acessível pra quem tem Netflix, só aumentou a popularidade do nosso Capitão. Essa é aquela categoria que todos ganham. A dublagem de animes abre o leque para que mais stremings possam trazer acessibilidade para as pessoas. E tão bom assistir aquela animação no nosso idioma, estar ali ouvindo e tentando adivinhar os dubladores. 

Que mais animes possam ser dublados.

15) MELHOR ANIME COM MANGÁ EM PUBLICAÇÃO NO BRASIL:

 

Vencedor:

  

Comentário: Esse é até maldade. A animação de Kimetsu pelo Studio Unfotable, aquele fatídico episódio 19 só acrescentaram mais adeptos ao "Kimetsumania". Parabéns para a autora e todos envolvidos dessa maravilhosa obra.

16) MELHOR TRILHA SONORA DE ANIMES DE 2020:

 

Vencedor:

  

Comentário: Amo as músicas de Haikyuu!. Cada temporada uma mais linda que a outra. Mas essa eu votei em Keeps Your Hands Of Eizouken. Se você ainda não assistiu esse anime, dê uma chance.

17) OBRA MAIS AGUARDADA: 

Vencedor:

  

Comentário: Quem disse que a paixão nacional é futebol? A obra mais aguardada é Haikyuu!!. Aquele mangá esportivo de vôlei, com aquela protagonista carismático e com jogos super eletrizantes. Se você conhece um pouquinho, já se apaixona. Sem falar que o Hinata já passou uma temporada no Brasil. 

Nessa categoria, apesar de amar Haikyuu!!, meu voto foi para Akatsuki no Yona. Mangá shoujo (quero mais da demografia no Brasil) com uma protagonista forte e guerreira.

Confesso que se por um milagre todos vierem para o Brasil, pego todos!

 

18) MELHOR COADJUVANTE:

Vencedor:

  

Comentário: Essa foi a disputa que mais me surpreendeu. Anya disparou e já estava com pinta de vencedora quando o Gojo a ultrapassou e pegou o pódio. E pasmem, mesmo muitos reclamando, Zenitsu ficou em terceiro e muito bem votado. Eu tenho uma queda por esse chorão e votei nele!

19) MELHOR PROTAGONISTA:

Vencedor:

  

Comentário: Eu gosto de protagonista bonzinho, e Tanjiro, Deku e Legoshi são dez nesse quesito. Mas Tanjiro é tão amado, mas tão amado, que as crianças japonesas respeitam mais ele do que os pais. Não acreditam? Leiam aqui nesse ranking: "Quem é a pessoa que você mais respeita neste ano?"

20) MANGÁ DO ANO:

Vencedor:

  

Comentário: Só complementar pois mais uma vez Kimetsu levou outra. 


E esse foi o resultado final do Mangá Awards 2020. Gostei de ter participado. Primeira vez que falo pra tanta gente. 

Foi muito bom conversar sobre uma das coisas que gosto bastante e com gente que gosta também. Vamos melhorar para que 2021 possamos entregar um evento maravilhoso para vocês.

Obrigada a todas as Editoras que confiaram na gente e divulgaram materiais inéditos como a NewPOP com a capa de Patrulha Estrelar Yamato e a Pipoca e Nanquim com o anuncio de duas obras: Tomie e Nyx no Lantern. Além das JBC, Devir, Todavia e Estúdio Armor com kits para sorteios para nossos espectadores.  

Obrigada a cada Influencer que fez parte da Curadoria, aos que enviaram vídeos pra que nossa live não ficasse massante de só a gente falando. Ao Cassius Medauar e ao Ricardo Cruz que nos trouxe mais de seus novos trabalhos.

Obrigada ao Luis do Omoshiroi pelo convite.  Obrigada ao Joey do Mangá Tube, o Renan do Reino dos Mangás e o Henrique Capitão Onigiri.

E por último, e não menos importante, a todos vocês que fizeram parte desse acontecimento.

 








July

July

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.