As Ultimas da MB
recent

O Preço da Desonra: O Quanto sua Vida Vale em seu Desespero?


 O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin é um gekiga de Hiroshi Hirata com coletâneas de histórias do personagem Hanshiro, que tem como profissão selar “promissórias de vida” nos campos de batalha do Japão feudal. Esse profissional tem o objetivo de coletar o dinheiro ou a cabeça daqueles que trocavam a piedade do inimigo por uma recompensa financeira. No Brasil a obra foi publicada pela editora Pipoca e Nanquim em volume único.

 (Esse review pode conter alguns spoilers)

- A estética

 A estética deste mangá foi um dos pontos positivos, além da narrativa que me agradou. O preço da desonra foi lançando originalmente na década de 70, onde o "gekiga" (movimento artístico traduzido de forma literária como "figura dramática") estava em ascenção, e inúmeras obras focadas em tom político ou narrativa mais sérias aderiram um traço mais polido e menos fantasioso, e não foi diferente com a obra de Hiroshi Hirata. Para obter mais realismo e sensação da era dos xoguns, o traço bem característico com linhas grossas e ásperas foi utilizado pelo autor, o que de forma mais simplória causa uma catarse na hora da leitura.

- A narrativa 

 Partindo para o ponto em que a história começa, algo curioso é que quando adquiri o mangá, achei que seria um volume único focado em uma só história, mas algo benéfico que notei é que de fato é uma coletânea de várias histórias do personagem Hanshiro como cobrador de promissórias de vida, sendo assim, analisando de forma categórica de quão boa uma história pode ser, gostaria de dar uma exemplo sobre uma histórias que me agradou.

 Em uma das primeiras histórias, por exemplo, um samurai de um clã se vê a beira da morte quando decide em momento de medo assinar uma promissória, entretanto o soldado acaba por dar um nome falso na escrita e matar pelas costas o inimigo. Anos se passam e a promissória cai nas mãos de Hanshiro, que determinado, resolve ir ao clã procurando o soldado de nome falso. Seu clã se nega o pagamento da promissória ou entregar o soldado "inexistente", então Hanshiro decide investigar por si só. O soldado que tinha assinado a promissória engana a todos, menos a seu colega a quem conta tudo. Seu colega de clã, ao saber da história, resolve mentir, dizendo que ele tinha sido quem assinou a promissória, a fim de evitar que seu amigo seja morto, mas por fim ambos acabam morrendo pela incompetência e desonra dos mesmos.

-Uma análise subjetiva

 Sabendo que a história aborda uma época do Japão em que a honra de samurais é vista como "imaculada", ver essa pesperctiva em que homens que batalham em guerras sentem o medo da morte e acabam cedendo essa honra em troca de sua vida demonstra o quão falho esse sistema da época era. Um exemplo é quando um pai selou uma promissória somente para proteger seu filho e ele descobre.


 Ou quando uma mulher em momento de desespero, faz de tudo para proteger seu esposo, até mesmo entregar seu corpo, em uma cobrança.

-Conclusão

 O Preço da Desonra se tornou um dos mais interessantes volumes únicos que já li lançado pela editora PN, pois traz um olhar diferente por todo aquele "estereótipo" de honra que os samurais tinham e me fez perceber que independente de classe ou época, todos temem por sua vida em um momento de desespero...

Mas e você? O quanto vale sua vida?

                

O mangá O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin está indo para sua terceira reimpressão. No momento encontra-se em pré venda na Amazon.
 
O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin
de Hiroshi Hirata
Volume único
Preço: R$ 59,90
 396 Páginas
Formato: 15,5cm x 22cm
Capa cartão com sobrecapa
Pipoca e Nanquim
Onde comprar: Amazon 



Misael Feitoza

Misael Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.