As Ultimas da MB
recent

MBReview: Gokushufudou - A Magia do "Belo, mafioso (?) e do lar"

Existe um gênero de mangás onde poucos títulos dele desembarcou por aqui, e alguns outros fizeram um considerável sucesso com o nicho e mesmo assim não chegaram ao Brasil. Estamos falando do gênero "comédia" ou simplesmente "Gag".

O que é "gag"? Segundo a definição gag é o mesmo que "fazer rir". Mangás nesse estilo, muitas vezes, possuem piadas regionalizadas, que só aqueles que vivem naquela cultura regional conseguem entender.


Apresentando o gênero, a obra deste review é "The Way of the House Husband" ou, como é conhecido popularmente, Gokushufudou.


Obra de Kousuke Oono, serializada desde 2018 na revista Kurage Bunch da editora Shinchosha, atualmente 7 volumes e em publicação. Possui uma animação disponível na Netflix.


Nosso protagonista é Tatsu, o imortal. Uma lenda viva entre todas as gangues de Yakuzas. Ele trucidava seus inimigos sem piedade., uma verdadeira maquina de matar que simplesmente desapareceu, mas suas histórias seriam para sempre lembradas no submundo japonês.

Tatsu não quer saber mais dessa vida de perigos e incertezas, ele agora é um dedicado e eficiente "do lar". Sim, meus caros, Tatsu o imortal, a maquina de trucidar seus adversários, agora se importa em enfrentar furiosas donas de casa em busca da melhor promoção de supermercado. Sua luta agora é deixar a casa limpíssima e ser o melhor culinário de todos, tudo para servir sua mestra e esposa, a designer otaku Miku.

A história é de certo modo um "slice of life", mostrando o dia-a-dia do Tatsu nessa nova realidade. O agravante da situação de nosso protagonista é que ele não perdeu "certos hábitos". E dessa mistura de um cara barra pesada com obrigações domésticas surgem as piadas e as situações mais inesperadas e bizarras possíveis.

Um dos pontos positivos de Gokushufudou e o que o faz um tremendo sucesso é a familiaridade com as piadas, principalmente para os leitores ocidentais. A miscelâneas entre as vidas de Tatsu em piadas rápidas e "nonsense" em situações hilárias nos faz ter um carinho especial para com a obra. 

Os personagens são espetaculares e, mesmo sendo um mangá de comédia, todos têm a sua personalidade bem definida. Desde o sem noção e preguiçoso Masa, o vizinho sem noção Bob, a ex-rainha da Yakuza que luta para reviver os dias de glória sendo uma atendente de supermercado até o sinistro matador que faz crepes deliciosos Torajirou.

O traço é muito bom, com destaque para as "caras e caretas" que os personagens fazem, o que contribui muito no humor da série.

Quanto ao desenvolvimento da história, bem, não há uma história propriamente dita, são apenas situações e piadas, sem uma cronologia de fatos, o que pode desagradar quem não está acostumado com esse formato. Particularmente, no inicio, você acha estranho mas com o passar dos capítulos você já está imerso no universo e dos absurdos dele que você simplesmente não liga  mais para  fato de não ter uma história linear.

Fazia tempo que não me divertia tanto numa leitura e Gokushufudou me proporcionou ótimas risadas. Entendo o hype em cima dele e a expectativa da animação é gigantesca.

Se você gosta de um mangá leve, engraçado e despretensioso, sua obra é Gokushufudou

Até a próxima!

Nota: ⭐⭐⭐⭐☆

Mangás Brasil

Mangás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.