As Ultimas da MB
recent

MB Animações: Combatants Will Be Dispatched! - Uma interessante comédia escrachada

Há algum tempo estreou na Funimation o anime "Combatants Will Be Dispatched!" (Sentōin, Haken Shimasu!) e eu, como um admirador de comédias simples (e de gostos duvidosos), fui tirar minhas conclusões sobre essa "tremenda" trama.




"Combatants Will Be Dispatched" é uma adaptação em anime da light novel de mesmo nome, com produção dos Studios "J.C Staff", que conta a história de um agente especial intitulado de "Agente Seis", integrante de grupo criminoso que tem por objetivo explorar planetas alienígenas em busca de recursos e dominação. Se Seis quiser uma promoção e um aumento, ele terá que trabalhar e fazer muitas ações ruins. Logo no começo, ele terá que fazer algo a respeito de um outro grupo de vilões no planeta, que se autodenominam “Exército do Lorde Demônio”, ou o que seja. Afinal, este mundo não precisa de duas organizações do mal!




-A narrativa

A narrativa em si deixa bem claro desde o começo, seja pela sua sinopse ou animação, que não planeja ser algo grande, é uma obra de puro entretenimento e sem qualquer amarração de pontas na história, como por exemplo, o uso de núcleo próprio em cada episódio, ou seja, o mesmo tem seu início meio e fim (com raras exceções em que as pontas se juntam nas tramas posteriores), tendo o foco em um plot que se desenvolve na graça e na comédia.




A trama em si lembra muito o anime "Konosuba", havendo alguns momentos de caminhos iguais no desenrolar da sua narrativa, não que isso seja algo ruim, já que a formulação das piadas ou o progresso da interação é algo que o anime consegue trazer de forma original, mas o estilo usado para os plots é bem semelhante.




Algo interessante de se comentar é a interação dos personagens na obra. Em geral, os personagens de animes costumam manter o foco dos diálogos sempre preso a um objetivo principal da trama, então raramente vemos uma conversa aleatória ou sem sentido nenhum (como uma discussão sobre pagar uma parcela de algo, ou reclamar sobre os gostos de alguém, fofoca), O anime apresenta esse tipo de diálogo, mantendo esse tipo de conversa por um longo tempo, o que é válido ressaltar, já que, de um modo bizarro, isso traz a aproximação do espectador com o que está sendo apresentado (por mais aleatório que possa ser).

Entretanto, o anime não é só maravilhas, alguns usos de técnicas na narrativa forçam bastante o "Ecchi" (apelo sensual) como algo que estimula a piada ou o humor da cena. Importante ressaltar que a crítica aqui não é sobre esse tipo de conteúdo, mas pela sua forma utilizada neste anime, que torna-se, em alguns momentos, repetitivo e até um incômodo, evidenciando a falta de criatividade dos responsáveis na elaboração dos temas abordados na obra. Por outro lado, o anime se vende como algo sem comprometimento com moralidade, o que infelizmente acaba sendo uma faca de dois gumes.




-A estética

O anime, como foi dito, tem produção da "J.C Staff", um estúdio que mantém suas produções no quesito de animação média, mas isso funciona bem com esse estilo de anime. "Combatants" não necessariamente tem grandes cenas de lutas, então geralmente vemos muitos diálogos ou plots que não necessitam de tanto poder de produção da staff, porém, mesmo com suas limitações em alguns momentos, a animação se desenrola e  consegue entregar bons frames.




-Vale a pena?

Se você está cansado de plots sérios ou histórias pesadas e só quer rir de algo bobo e sem pé nem cabeça, essa é a história ideal para você. Combatants consegue te fazer dar boas risadas, mesmo tendo suas limitações, e é uma ótima pedida pra quem quer fugir um pouco dos padrões das adaptações em animes que costumamos ver, sendo nada fiel ao apresentado pela sociedade japonesa, e cumprindo de forma magnífica o que tem como objetivo: ser um humor escrachado.


O anime está disponível na Funimation.


Misael Feitoza

Misael Feitoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.