As Ultimas da MB
recent

MB Animações: Log Horizon - Temporadas 1 a 3 "Database... Database"

MB Animações começando após eu me logar rapidamente e ouvir uma abertura que está no coração de muita gente, mesmo que a obra não esteja. Sim, meus caros, a obra de hoje é Log Horizon!

"Counteraction rising
Yeah we are ready for the punch line
There's no use with all your gimmicks
So check this out!"



Particularmente, eu vibrava toda vez que essa estrofe começava e o episódio iniciava com aquela ação frenética. Para muitos no ocidente e, principalmente no Brasil, esse foi o primeiro grande sucesso do Man With a Mission, mas vamos voltar ao foco...


Obra originalmente em Light Novel, com roteiro de Mamane Touro em publicação desde 2010 pela editora Kadokawa - Enterbrain. Uma série de produtos se derivaram da Novel, como mangás, spin-off, jogos, e o que vamos falar hoje: o anime.
A animação tem três temporadas: a primeira, pelo estúdio Satelight, mesmo estúdio de Fairy Tail e Hellsing Ultimate, e a segunda e a terceira, pelo Studio Deen, responsável por obras como Sankarea, Konosuba e Rurouni Kenshin. 


A primeira e a segunda temporada têm 25 episódios, lançados entre 2013 e 2015, com um intervalo de seis meses entre as duas. Já a terceira temporada, tem 12 episódios e foi lançada agora, em 2021.
""Elder Tale" é um jogo online muito popular: mas no dia em que foi introduzido o 11º pacote de expansão, 30.000 usuários japoneses foram confinados ao mundo do jogo após um evento chamado "Apocalipse". No mundo que é uma fusão da vida real e do jogo, o nosso protagonista, Shiroe, começa sua luta da cidade de Akiba."

Já vimos uma história bem parecida, né? Sword Art Online! Mas só a premissa é parecida e as obras são totalmente diferentes tanto em desenvolvimento quanto em estrutura!

Log Horizon é uma obra baseada em estruturas políticas e tem poucas cenas de ação, mas muitos diálogos. Shiroe é um mago estrategista de level altíssimo, sendo uma referência dentro do jogo. Porém a história não é focada nele e sim na situação em que os jogadores se encontram e como eles fazem para sobreviver.

Não tendo o foco em ação, cabe ao desenvolvimento de personagens ser o ponto de destaque da obra. E isso Log Horizon faz com louvor. Os personagens são apresentados com defeitos, qualidades e camadas de personalidade bem trabalhadas. Mesmo os personagens que não pertencem a Log Horizon são bem trabalhados, como o cavaleiro Krusty e a princesa Rayneshia.

Tendo como base de seu enredo o desenvolvimento dos personagens, os arcos das duas primeiras temporadas são focadas neste quesito. Basicamente, são missões que resultam em algum dos personagens entrando na guilda que foi criada pelo protagonista.

Já na terceira temporada há uma pequena mudança: um arco totalmente político na metade da temporada e a fórmula citada, volta apenas na metade final. Falando em política, a criação de uma cidade de aventureiros/jogadores, suas necessidades e demandas, todos os interesses pessoais e políticos e as tensões de divergências... Tudo isso é mostrado de forma clara dentro do anime e algumas vezes, de forma bem educativa. 

A animação é mediana: nada muito feio, mas também nada muito bonito, os traços são legais e caricatos, com uma mistura de SD (Super Deformed). O designer dos personagens são bem legais, com personagens humanos e furrys, todos com vestimentas bonitas.

Outro destaque é a trilha sonora, principalmente as aberturas ("Database" de Man With a Misson, que é a marca registrada da série, e “Different” da Band Maid, a abertura da terceira temporada), que são simplesmente maravilhosas e ficam martelando na mente.

Log Horizon é uma obra de aventura focada em sobrevivência/convivência como sociedade no meio de uma tragédia sem uma solução aparente. Apesar de ter elementos do Sword Art Online e a mesma premissa, são obras totalmente opostas. Log Horizon é perfeito para pessoas que curtem RPG, no quesito história e desenvolvimento de personagens. Tem ação e lutas em party e em incursões, mas não é uma obra focada em batalhas, o que pode acabar desanimando algumas pessoas. Ainda assim, é uma referência atual quando se trata de animações aventurescas focadas em games.

Nos vemos em breve, aventureiros. Até mais!

Nome da Obra: Log Horizon
Original da Light Novel lançada no Brasil pela Editora NewPOP

Onde comprar: Amazon
Onde assistir: 
Primeira e Segunda temporada: Crunchyroll
Terceira temporada: Funimation


Fabio Caparroz

Fabio Caparroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.