As Ultimas da MB
recent

Review Ranma ½

Leia-se "Ranma Meio", é uma comédia de anime e mangá de Rumiko Takahashi sobre um menino chamado Ranma Saotome, uma das obras mais conhecidas da autora. Comédia romântica, com muita ação, Ranma demorou quase nove anos para ser escrito, de 1987 a 1996, e rendeu 38 volumes de tankobon. Como quase toda história de Rumiko, o final de Ranma permite à imaginação do leitor prolongar um pouco mais a história. Ao todo Ranma ½ possui 161 episódios, divididos em sete temporadas, 13 OVAs e dois filmes produzidos pela Kitty Films, em conjunto com a Fuji TV.
Imagem
O mangá foi publicado pela Shogakukan no Japão na revista Shonen Sunday entre setembro de 1987 e março de 1996.
Autora:
Rumiko Takahashi é uma das mangakás mais ricas do Japão e uma das autoras que mais vendeu quadrinhos do mundo, com mais de 170 milhões de cópias.
Ela nasceu em Nigata, Japão, em 10 de outubro de 1957. Desenvolveu seu interesse em mangás no colegial, tendo passado na faculdade “Gekigá Sonjuku”. Essa faculdade foi criada por KazuoKoike, o famosíssimo autor de Lobo Solitário e Crying Freeman. E foi com a ajuda dele que Takahashi começou a produzir doujinshis.
Sua carreira profissional só começou em 1978, quando lançou seu primeiro trabalho “Katte na Yatsura“, que lhe rendeu o prêmio Shogakkan. Foi em 1978 também que ela começou sua primeira série regular, Urusei Yatsura.
Mas foi no final de 1987 que ela lançou seu primeiro “hit” mundial, Ranma ½, uma comédia recheada de fantasia e combates. Até que em 1996 a autora finaliza Ranma e começa outra obra de sucesso estrondoso, InuYasha, que quebra o padrão e, embora possua comédia, é focada em ação, drama e aventura sobrenatural, cheio de situações sérias e lutas. Em 2008 ela finaliza Inuyasha após 56 volumes e em 2009 começa Kyoukai no Rinne, ainda em publicação, que volta para um estilo mais Ranma. Takahashi ainda produz outras pequenas histórias, tendo acumulado no passar dos anos uma quantidade absurda de yomikiris (one-shots).
Imagem
Resenha
Imagem
O mangá tem início com um cartão postal vindo da China. Nele Genma Saotome (pai de Ranma) anuncia a sua volta para seu amigo Soun Tendo. Logo ele reúne as três filhas Kasume (mais velha), Nabiki (do meio) e a Akane (mais nova) para contar a novidade e informa-las que uma delas será a noiva do filho do seu amigo.
Corta a cena e aparece uma menina com roupas de luta e um panda brigando no meio da rua. Eles são Ranma Saotome (menina) e Genma Saotome (panda) que estão em sua forma “amaldiçoada”.
Ranma e seu pai viajam o mundo treinando e aprendendo novas técnicas de lutas. Um dia quando estavam no meio de um treino acabam caindo em uma fonte amaldiçoada. Essas são as famosas fontes de Jusenkyo na China, onde cada fonte possui uma maldição ligada a o que se afogou nela. Ranma caí na fonte onde uma menina morreu afogada, enquanto seu pai onde o panda morreu. A partir disso, todas as vezes que eles são molhados com agua fria eles se transformam e quando é agua quente, retornam ao normal.
Voltando para o Japão, Ranma(na forma de menina) quer de todo o jeito retornar para China pra descobrir o uma cura, mas seu pai (um panda) quer se reencontrar com seu amigo. Gema acaba vencendo essa disputa e leva seu filho a força.
Nesse meio tempo fica decidido que Akane se tornará a noiva de Ranma e juntos tomaram conta do dojo Tendo. Não gostando, Akane decide ir treinar para esfriar a cabeça.
Os Saotmes chegam a casa dos Tendos, e logo de cara Soun tem uma surpresa, ele descobre que o filho do seu amigo, na verdade é filha!Ranma (garota) sai pra conhecer o lugar e acaba chegando no dojo onde encontra Akane treinando. As duas lutam e ele informa que é Ranma. Akane fica feliz por ganhar uma amiga e não um noivo.
Após o treino, o filho de Genma vai tomar banho quente, enquanto isso Akane entra no banheiro e vê um rapaz. Ela grita e tenta bater nele, e é nessa hora que contam a verdade sobre a maldição.
Com o desenrolar da historia, vão aparecendo mais personagens como, Ryoga, amigo de infância de Ranma que também é amaldiçoado (por culpa do Ranma) e se transforma em um porquinho. Ele é bem forte e está sempre lutando com Ranma. É apaixonado pela Akane que não sabe que ele também se transforma. Mas sua forma de porquinho é o mascote desta nomeado de P-chan. Não tem nenhum senso de direção, chegando sempre vários dias atrasados em seus confrontos com Ranma.
Imagem

A Shampoo é apaixonada pela Ranma, desde o dia em que ele a venceu em uma luta, e quando isso acontece no clã das Amazonas Guerreiras ou elas matam ou se casam com o vencedor. É outra que é amaldiçoada e se transforma em gata quando molhada. Detalhe, Ranma morre de medo de gatos! Seu clã é da China, mas quando soube que Ranma tinha vindo para o Japão, decidiu vir atrás do amado e junto com sua bisavó possui um restaurante de comida chinesa, o Neko Hunter.
Imagem

Mousse é apaixonado por Shampoo, veio atrás da amada mas sempre apanha dela. Também um amaldiçoado, vira um pato.
Imagem

Tem a Ukyo, essa não á amaldiçoada, mas é apaixonada por Ranma. Ela o procura por muitos anos, desde que ele e seu pai roubam o seu carrinho e okonomyaki.
Imagem

Os irmãos Kunos, Tatewaki Kuno apaixonado por Akane a forma feminina de Ranma. Sempre que vê o Ranma quer lutar. E Kodachi Kuno é apaixonada por Ranma e odeia Akane.
ImagemImagem

E Happosai, um velhinho muito do pervertido! Mestre de Genma e Soun ele aparece depois que seus discípulos tentaram mata-lo. Adora roubar calcinhas e shortinhos das meninas além de sempre molhar Ranma pra ficar vendo sua forma feminina. É um dos personagens mais engraçados da obra.
Imagem

Com o decorrer da história, sempre aparecem novos personagens. É uma comédia viciante em todos os sentidos.

Um Breve Resumo dos Personagens Principais.
Genma Saotome: Pai do Ranma, desde cedo sai mais seu filho pelo mundo para treinar pelo mundo. Conhece Soun ainda na juventude quando ambos são instruídos na arte marcial por Happosai. Juntos fazem uma promessa para que seus filhos se casem e tomem conta do dojo Tendo. Depois de Jusenkyo, toda as vezes que é molhado, vira um panda.
Imagem

Soun Tendo: Dono de um dojo falido, espera ansiosamente pelo retorno do amigo para que seus filhos se casem e reerga o dojo. Viúvo, pai de três filhas e um dos discípulos de Happosai.
Imagem
Kazumi Tendo: Filha mais velha, dona de casa, e a mais ajuizada dentre todos.
Imagem
Nabiki Tendo: Filha do meio, adora um dinheiro e sempre arranja um jeitinho de tirar fotos constrangedoras de Ranma garota pra vender pro Tatewaki e os meninos da escola.
Imagem

Akane Tendo: Filha mais nova, não quer ser noiva de Ranma, mas está sempre com ciúmes dele com as outras meninas. Está sempre treinando, por isso é muito forte, mas não tem nenhuma aptidão serviços de casa.
Imagem

Ranma Saotome: Filho único, gosta muito de lutar e sempre está aprendendo técnicas novas. Depois de Jusenkyo se transforma em menina sempre que é molhada com agua fria.
Imagem

Conheci Ranma através de uma amiga. Ela me passou a anime e assim que o assisti, gostei de cara. São 7 temporadas de 25 episódio, 13 ovas e 2 filmes. Procurando eu achei o mangá que na época saía pela editora Animangá. Mas como essa editora não foi a frente, em 2009 Ranma ½ começa a ser lançado pela JBC. Com 38 volumes a série tem seu fim nesse mês de abril. 
Mangás Brasil

Mangás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.