As Ultimas da MB
recent

5 Motivos para Comprar ou Não Jojo's Bizarre Adventure

Olá pessoal, através de uma conversa com os outros adms da MB, chegamos no consenso que  ninguém tá nem ai pra falar se vale a pena ou não comprar Jojo's Bizarre Adventure (nem a editora, nem a "mídia especializada", nem as pessoas do meio do universo das HQ's) Então decidimos lançar 5 motivos para comprar e 5 para não comprar Jojo's Bizarre Adventure, lançamento da editora Panini.




Esse texto é para quem não tem noção alguma sobre o título não vamos tratá-la com fanatismo ou "haterismo" sobre ela. A ideia é apenas dar uma noção com pontos positivos e negativos:


Jojo's Bizarre Adventure ( JoJo no Kimyo na Boken no original) é um mangá de Hirohiko Araki publicado no Japão desde 1987 passando por diversas revistas da editora Shueisha.
Ele é conhecido por ser dividido em diversas fases e ter vários protagonistas que seus nomes formam sempre a Palavra Jojo. A obra tem uma série de outros "easter eggs" e significados para cada fase, mas a ideia aqui é apenas apresentar a obra.

As fases são: Phantom Blood, Battle Tendency,Stardust Crusaders,Diamond is Unbreakable,Vento Aureo,Stone Ocean,Steel Ball Run e Jojolion.




Vamos aos 5 motivos para comprar Jojo's:

1º Otimas batalhas:
   Algo que podemos falar sobre todas as fases de Jojo's Bizarre Adventure são as batalhas, lutas bem elaboradas e com finais imprevisíveis são um dos pontos fortes da obra. A partir da 3ª fase (Stardust Crusaders) são implantados os Stands (espécie de "manifestação espiritual" dos poderes dos personagens) o que deixa as batalhas ainda mais empolgantes.

2º Personagens Carismáticos:
   Todas as fases contém personagens marcantes, caricatos e exóticos. As poses únicas no maior estilo "Trash" dos anos 80 são marca registrada do mangá.

3º Sagas relacionadas mas independentes:
   Você pode começar e parar de ler Jojo em qualquer fase que não irá prejudicar o entendimento do enredo proposto. Cada saga é independente e tem seu próprio universo e propósito. Cada arco tem pequenas "ligações" pontuais,instigando a leitura das outras fases para melhor compreensão da obra, mas não obrigando o leitor seguir de forma linear.

4º Vilões: 
   Todo Battle Shounen de respeito tem que ter vilões de respeito. No caso de Jojo's os vilões são uma atração a parte, principalmente o peculiar Dio Brando, poderoso e carismático.

5º Referencias ao Rock'n Roll:
   Quem não gosta de boa musica, gente boa não é! Araki usa toda sua criatividade para homenagear grandes nomes mundiais, seja em nome de personagens, golpes, animais de estimações. Tudo tem referencia a um dos gêneros musicais mais ouvidos no mundo.


Mas nem tudo são flores, então lá vão os 5 motivos para não comprar Jojo's.

1º Obra muito longa:
   Publicado a mais de 30 anos no Japão quase sem interrupções, mesmo em edições para colecionadores, Jojo é uma obra longa, o que pode desmotivar aquelas pessoas mais "ansiosas" ou que não gostam de grandes coleções.

2º Enredo:
   Um dos pontos fracos é o enredo, mesmo bem amarrado ele não foge muito a regra dos battle shounens mais famosos no Brasil. Se você procura uma boa história, com reviravoltas e suspense, fuja do título.

3º Obra datada:
   Assim como quase todas as obras dos anos 80, Jojo sofre em suas primeiras fases com o evelhecimento. Posturas tomadas com alguns personagens, assim como o machismo e preconceito, estão presentes principalmente nas primeiras fases.

4º Mais do mesmo:
A mesmice é outro problema da obra, o desenvolvimento das fases acabam por se parecer muito, o que acaba cansando quem ler. Tirando os arcos mais atuais, o resto parece seguir a mesma receita de bolo que sempre faz sucesso nos café da tarde de suas avós.

5º Traço:
   Talvez seja o ponto mais polêmico, JoJo's é algo como ame ou odeia e boa parte disso é justamente pelo seus traços bem diferentes do que vemos nos mangás mais atuais. Tem a questão da data, mas é um traço nada convencional, principalmente para quem não acompanha ou não é fã de mangás.


Bem esperamos que isso tire algumas duvidas básicas sobre a obra e que ajude vc a decidir a comprá-la ou não. Jojo's Bizarre Adventure será publicado pela editora Panini bimestralmente custando R$29,90.

Mangás Brasil

Mangás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.