As Ultimas da MB
recent

Você Compraria se Viesse para o Brasil? [3]

"Naniwa-zuni, Sakuya kono hana... Fuyu-gomori, Ima wo haru-beto, Sakuya kono hana..." - Chihayafuru
E aí Povo!
Voltamos com mais um “Você Compraria se Viesse para o Brasil?” depois de tanto tempo.
Hoje vamos de Chihayafuru, um mangá Josei de esporte. Vamos entrar no mundo da Karuta e se tem chances ou não de vim para o Brasil. Conhecendo a obra:
Chihayafuru
chihayafuru_2-promotional_image-chihaya-taichi-arata-karuta
É um mangá escrito e ilustrado por Yuki Suetsugu, serializado na Be Love e publicado pela Kodansha. Conta a história de uma colegial, Chihaya Ayase, que acaba sendo inspirada por um novo colega de sala a jogar karuta do Hyakunin Isshu competitivamente. Teve sua adaptação para um anime que foi ao ar na Nippon Television e no Crunchyroll entre outubro de 2011 e março de 2012. Uma segunda temporada foi lançada entre janeiro e junho de 2013.
O mangá ganhou o prêmio Manga Taisho Award e Kodansha Manga Award. Desde o seu quarto volume em março de 2009, tem aparecido regularmente no Ranking Japonês de Quadrinhos, e em agostoo de 2011 foi estimado a venda de 4,5 milhões de cópias. Sua popularidade impulsionou o Karuta competitivo no Japão e fora dele.
O mangá se encontra em publicação no Japão com 27 volumes.
chihayafuru-11
Chihaya Ayase é uma garota que passou boa parte de sua vida simplesmente admirando a sua irmã em sua carreira de modelo. Isso muda quando ela conhece um garoto chamado Arata Wataya, um talentoso jogador de karuta. Depois de se tornarem amigos, ele acredita que Chihaya tem potencial para se tornar uma ótima jogadora. Enquanto Chihaya começa a ter um novo sonho de ser a melhor jogadora de karuta do Japão, ela é separada dos seus amigos que jogam karuta conforme eles crescem. Agora, no colegio, Chihaya encontra novamente seu amigo de infância, Taichi Mashima. Juntos, eles formam o Clube de Karuta Mizusawa. Com seus companheiros de equipe e amigos dando apoio a ela, Chihaya luta para ser a melhor jogadora de karuta do mundo e, um dia, estar com o Arata novamente.
E aí? Gostou da sinopse? Vamos aprender um pouquinho de Karuta agora.
Karuta (かるた, karuta, do Português carta) é um jogo de cartas Japonês.
130105karuta2
A ideia básica por trás de qualquer jogo de karuta é definir rapidamente qual carta, dentro de muitas, é aquela que é a certa e então pegá-la antes de seu oponente. Há vários tipos de cartas que podem ser usadas para jogar karuta. Também é possível jogar usando dois decks padrão de cartas de baralho.
Há dois tipos básicos de cartas usadas em Karuta. O primeiro é o yomifuda, (読札) ou "cartas de leitura", e o outro é o torifuda (取り札) or "cartas de pegar". Como os nomes já foram explicados, assim que as palavras da yomifuda forem lidas os jogadores terão que a achar a torifuda associada a ela antes que os oponentes o façam.
Os dois tipos de karuta que são mais frequentes são o "uta-garuta" e o "iroha-garuta".
No "uta-garuta", os jogadores tentam achar as últimas duas linhas de um poema tanka dado as suas três primeiras linhas. Regularmente, é possível identificar um poema pelas suas primeiras sílabas. Os poemas desse jogo são emprestados do Ogura Hyakunin Isshu e é tradição jogar no dia de Ano Novo.
Qualquer um que possa ler hiragana pode jogar "iroha-garuta" (いろはがるた). Nesse gênero, uma torifuda típica contem desenho e um kana em um canto da carta. Sua yomifuda correspondente geralmente contém um provérbio que tem ligação com a figura e a primeira sílaba deste provérbio é o kana desenhado na torifuda.
j29-2
Karuta é geralmente jogado por crianças no ensino fundamental I e II durante as aulas, como uma atividade educacional. Apesar de muitas formas de jogos de Karuta estarem descritas abaixo, na realidade qualquer tipo de informação que possa ser representada em forma de cartões pode ser usada.
Existem alguns tipos de karuta, mas vou focar só no competitivo que é o estilo jogado em Chihayafuru.
Karuta competitivo é jogado com cartas uta-garuta com competições em diferentes níveis. O campeonato nacional do Japan acontece todo Janeiro no Omi Jingu (um Santuário Shinto) em Ōtsu, Shiga. O tipo de Karuta usado é o Ogura Hyakunin Isshu.
chihayafuru_06
Chihayafuru é um ótimo mangá. É bem envolvente, a arte é linda e como todo mangá de esporte, é impossível querer parar de ler. Você acompanha toda a saga da Chihaya, desde quando ela é apresentada a Karuta lá na infância, como depois na adolescência ela tenta formar um clube na escola e depois os frutos que ela consegue com sua persistência.
Esse mangá daria certo aqui no Brasil? É difícil, mas não é impossível. Por se tratar de poemas japoneses, precisaríamos de muitas notas no mangá para que nós possamos entender. A JBC mesmo já lançou um mangá de esporte conhecido lá no Japão e muito pouco por aqui. Falo de Hikaru no Go, sobre o jogo de tabuleiro Go, e isso nos dá esperança.
Chihayafuru é bem famoso no Japão. Possui anime, o mangá vende muito bem e esse ano vai sair um filme live action da série. E então galera, Você Compraria se Viesse para o Brasil?
Visite nossa galeria de capas de Chihayafuru: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.805330719550982.1073741929.326805160736876&type=3
July
Mangás Brasil

Mangás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.