As Ultimas da MB
recent

Visita Nobuhiro Watsuki e Fest Comix 2015

Nosso Primeiro Evento com Credencial Mangás Brasil

por Cássio Campos (~Shinta)
Fala galera, já faz um tempo, mas estou aqui para comentar sobre a visita do autor de Rurouni Kenshin, Nobuhiro Watsuki, no Brasil e sobre mais uma edição do Fest Comix.
Como muitos sabem, o autor passou pelo Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. Aqui na capital paulista o autor fez palestras no Centro Cultural São Paulo e no 21º Fest Comix, e eu tive a oportunidade de participar de ambas as palestras.
No CCSP, a fila começou a se formar “oficialmente” a partir das 13h, digo “oficialmente”, pois desde as 7h da manhã já tinha fãs do autor no vão principal. A distribuição dos ingressos começou pontualmente duas horas antes do evento, que também começou pontualmente às 19h.
Sobre a palestra, Nobuhiro-sensei começou a explicar como era seu ambiente de trabalho e as etapas para a criação de Rurouni Kenshin. Em seguida os mediadores fizeram algumas perguntas, porém a melhor parte foi às perguntas dos fãs, dando destaque a uma pergunta de um assunto moderno, como a força das personagens femininas no mangá. Ao final foram sorteados alguns brindes deixados por Nobuhiro-sensei e sua esposa, Kaoru Kurosaki.
No dia seguinte foi o dia da Fest Comix. A fila começou a ser formada por volta das 6h da manhã do sábado (apesar de que este que vos escreve, estava a partir das 23h de sexta na porta do evento) e por volta das 9 horas e 10 minutos, a guerra para comprar os primeiros 100 volumes de “A Sakabatou de Yahiko” começou. Pessoas correndo, pulando e se jogando para conseguir comprar o volume.
11825195_840105322740188_8570233880501951842_n
Saindo do caixa, mais uma corrida, a fila para conseguir os ingressos da palestra do sábado. Essa foi a “aventura” matutina. A palestra, assim como no Centro Cultural, iniciou na hora certa e seu conteúdo foi exatamente o mesmo, o ambiente de trabalho e a maneira de trabalho do sensei. Em seguida foram feitas perguntas pelo editor-chefe da JBC, Cassius Medauar, e por fim as perguntas dos Fãs, onde a pergunta final surpreendeu, pois nos revelou que Nobuhiro-sensei é um grande fã do Palmito e de Feijoada. Findada a palestra tivemos mais uma fila, a fila dos Autógrafos. Porém ali estávamos a um pequeno passo de conseguir o tão almejado autógrafo. Os autógrafos foram dados em cartões preparados para o evento e foi feita com uma dedicatória exclusiva para cada pessoa.
Autógrafos de Nobuhiro Watsuki e Kaoru Kurosaki
Autógrafos de Nobuhiro Watsuki e Kaoru Kurosaki
Sobre o 21º Fest Comix, eu vou anualmente ao evento desde 2011 e uma coisa é nítida: o quanto o evento cresceu. Minha primeira Fest Comix foi no colégio São Luis, onde tinha nem um terço do tamanho do Centro de Exposições e muito menos o número de convidados internacionais, estandes de venda e mercado independente. Além disso, este ano tivemos uma novidade como o espaço “Minas Nerd”, mostrando o crescimento do público feminino no universo dos quadrinhos. Outro espaço muito frequentado foi o estande da JBC, onde tiveram várias discussões sobre mangás, animes e cultura japonesa no geral. No estande da Comix, muitos quadrinhos e mangás, porém muitas das prateleiras ficavam vazias e demorava a serem repostas. A fila para o pagamento com cartão melhorou muito desde 2011, onde perdia mais de três horas, porém ainda assim fiquei por volta de uma hora e meia para fazer o pagamento. Outra evolução do evento foi no guarda-volumes, onde consegui deixar e pegar minha mochila em pouco mais de cinco minutos.
11800306_840105112740209_8765649145649336199_n
A vinda do sensei Nobuhiro Watsuki para o Brasil criou uma verdadeira aventura para este servo, fazendo-o conhecer pessoas novas, dormir ao relento, ter a oportunidade de participar de um dos maiores eventos de quadrinhos do Brasil e ter a honra de poder trazer toda essa experiência para vocês que acompanham nosso site e nossas páginas nas redes sociais. É isso ai galera, esse ano ainda terá a CCXP, mas espero ansiosamente pela próxima visita do Nobuhiro-sensei e por mais uma edição do Fest Comix.
11800615_840105329406854_1569193897177383151_n
PS: Não podia esquecer de comentar. Como sabem, meu nick aqui na Page é Shinta, agora vocês devem imaginar de quão feliz fiquei com a vinda do Nobuhiro-sensei.
~Shinta
Mangás Brasil

Mangás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.