As Ultimas da MB
recent

Solanin o mangá que você DEVE ler.

solanin_meiko
Uma história real e emocionante.

Publicado na extinta revista Weekly Young Sunday entre 2005 e 2006 no Japão e no Brasil pela editora L&PM, Solanin é um mangá do aclamado autor Inio Asano,o mesmo do ótimo Oyasumi Punpun , com uma arte de encher  os olhos e uma história emocionante, Asano consegue te envolver completamente e te fazer refletir sobre os problemas cotidianos. Antes de mais nada eu digo, e não tenho vergonha, que chorei lendo Solanin foi uma experiência única de satisfação e conhecimento.
A história se passa na cidade de Tokyo, onde os namorados Meiko e Taneda, vivem os conflitos cotidianos da vida pós-faculdade, ambos a finalizaram a dois anos, sofrendo dos mesmos problemas que o meu, o seu e da sociedade. Meiko trabalha como secretária e Taneda como ilustrador de uma companhia, eles ganham pouco e vivem as minguas. Taneda  reúne esporadicamente com Billie e Kato, antigos colegas de faculdade, para tocar numa banda, e viver o sonho de tempos passado e uma forma de “fugir” dos problemas diários. E assim a história fluí, com um e outro plot.
Imagem
E é nesse ponto que vemos a genialidade de Asano, na simplicidade da obra. Esbarramo-nos constantemente com esses tipos de problemas, onde não satisfeito com o nosso presente buscamos forças pra novos “horizontes”, novas conquistas, novos sonhos ou antigos sonhos ressurgindo. Identificamos-nos muito com os personagens já que esses refletem no futuro de uma juventude que, embora pareça, não é eterna.
Bom poderia escrever um texto só falando da qualidade excepcional da arte de Inio Asano, mas vou falar só um pouquinho. O cenário é feito metricamente pensado, temos que ler com o devido cuidado e atenção, pois o autor coloca pontos muito importantes em pequenos detalhes. Mas nem só de um desenho bonito e um traço realista que se faz um bom  mangá, a história sempre será o mais importante, e Asano consegue conciliar uma arte perfeita com uma história simples, porém compacta e emocionante, eu poderia ter feito o desenho e o mangá ainda seria épico (exagerei).
Imagem
Falando um pouco da edição brasileira, feita pela L&PM, em formato pocket que eu gosto muito, não afeta de maneira nenhuma a leitura. Papel offset, branco, cola e costura de alta qualidade, sem medo das páginas caindo, mesmo abrindo o manga em mais de 180º, ou seja vale cada centavo gasto, somados  R$ 15,00, eu pagaria muito mais, afinal é uma obra que dificilmente veremos outra igual. Com alguns pequenos erros que nem precisam ser explicado, até porque eu nem consigo explica-los, a edição ficou perfeita, o que combina muito com a obra. E quem sabe um sonho de ver Oyasumi Punpun sendo publicado nas terras tupiniquins, seria ótimo.
Imagem
Finalizando, posso dizer que estou satisfeito com esse “reviewdicação’’(vishe),espero que gostem também e comentem. Solanin deve ser lido e relido não só pra quem gosta de quadrinhos, mas pra qualquer pessoa. Tenho certeza que irá mudar sua forma de pensar assim como a minha. Com um traço bonito (sim eu gosto de repetir isso)  personagens e ambientações realistas, diálogos bem construídos, Asano conseguiu criar  uma leitura agradável pra mim e se tornar um dos melhores mangás que tive a honra de ler.
Mangás Brasil

Mangás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.