“Ninguém
sabe ao certo quem ou o que ela é, mas uma coisa é certa: se você se deparar
com Tomie Kawakami, seu destino estará selado.”
Tomie
é a primeira criação do mestre Junji Ito e curiosamente é o primeiro título
do autor no catálogo da editora Pipoca & Nanquim, que entrega uma belíssima
edição seguindo o padrão de qualidade da editora.
Sinopse
Podem matá-la quantas vezes quiserem, que ela ainda assim ressurgirá
neste mundo, mais bela do que nunca. Ninguém sabe ao certo quem ou o que
ela é, mas uma coisa é certa: se você se deparar com Tomie Kawakami,
seu destino estará selado... e ele não poderia ser mais aterrador! Por
trás de um rosto fascinante - realçado por uma única pinta debaixo do
olho esquerdo - esconde-se um mal terrível. Um mal sedutor, capaz de
enfeitiçar os homens e levá-los a cometer o mais hediondo dos atos: o
assassinato. Como explicar o fato macabro de que a vítima desse
instinto homicida é a própria Tomie? Eles a matam, matam e matam, mas o
mundo nunca estará livre de Tomie. Deixando um rastro de loucura e
cadáveres, essa misteriosa beldade morrerá e matará incontáveis vezes.
Em Tomie, somos apresentados a bela jovem que dá título a obra, Tomie Kawakami, e rapidamente percebemos que ela, na verdade, é uma criatura monstruosa. Nos primeiros capítulos do mangá temos uma arte bem amadora e leve, considerando que esse é o primeiro trabalho do senhor Ito (que anteriormente trabalhava como técnico de próteses dentárias!). A arte do autor evolui absurdamente rápido ao decorrer dos capítulos e chega ao nível artístico que estamos acostumados em Uzumaki (a obra mais famosa do autor e minha favorita). É incrível acompanhar a evolução tanto no sentido artístico quanto na função de roteirista do mestre Junji Ito neste primeiro volume, que contempla nove capítulos da obra.
Algo que considero admirável no autor, e que me fez tornar fã do mesmo, é sua mente assustadoramente criativa para o horror. Mais do que justo, Ito ganhou o prêmio Umezu por seu trabalho em Tomie, que tem cenas dignas dos maiores e mais assustadores pesadelos, indo desde um professor junto de seus alunos desmembrando o corpo de Tomie até um bizarro comerciante que vende pedaços da moça como se fosse sementes.
Vale destacar que a ideia por trás de Tomie é inspirada numa fatalidade que ocorreu na vida escolar do autor, conforme dito pelo próprio em entrevista ao site Grapee.jp. Quando Ito estava no colégio, um menino da sua classe morreu em um acidente de trânsito. Aquela fatalidade parecia tão estranha para ele, a ideia de que um colega de classe tão cheio de vida de repente desaparecesse do mundo, e então ele teve a estranha sensação de que ele iria aparecer de novo, inocentemente. Desde então, ele quis dar expressão a esse sentimento no seu mangá. Foi assim que o mestre Junji Ito teve a ideia de uma garota que deveria ter morrido, mas depois aparece, como se nada tivesse acontecido.
Tomie possui nove adaptações em live action que, apesar de não ser nenhuma obra prima do terror, valem a pena conferir caso tenha curtido o mangá. Em 2018 o estúdio Deen lançou o anime “Junji Ito Collection” que adapta algumas histórias curtas do autor e o episódio 9 adapta o nono capitulo do de Tomie e os episódios 13A e 13B abordam os dois primeiros capítulos do primeiro volume. É possível assistir esses episódios de forma oficial na Crunchyroll, mas eu de forma alguma recomendo, pois infelizmente a adaptação é medíocre e não passa a mesma genialidade do material original.
Tomie é uma obra recheada de cenas pesadas, bizarrices e de ideias assustadoramente criativas por parte da mente genial deste que se tornou um dos maiores mangakás do terror japonês. Caso você seja fã desse gênero ou tenha curtido Uzumaki, essa obra é mais que obrigatória em sua coleção. Vida longa ao mestre Junji Ito e que mais obras do mesmo sejam publicadas por aqui!
Dica
de música pra ouvir durante a leitura de Tomie: “Who is She?” da dupla inglesa
“I Monster”
Ficha Técnica
Título: Tomie
Autor: Junji Ito
Completo em 2 volumes
Páginas do primeiro volume: 376
Gêneros: Josei, Horror, Sobrenatural
Formato: 22 x 15.2 x 3.2 cm
Papel: Polén Bold
Preço: R$ 64,90
Editora: Pipoca & Nanquim
Acompanha marcador de brinde
Onde comprar:
Volume #01
Volume #02
Nenhum comentário:
Postar um comentário